terça-feira, 1 de abril de 2014

Os alunos do Curso Comunicação Aplicada das turmas 1º A, B e C estão realizando , sob orientações da professora de Comunicação Aplicada ,  Nádia França Teixeira ,  um projeto de identificação de territórios que tem como objetivos gerais :

  Iniciar os projetos de Identificação de territórios a partir do próprio ambiente  escolar;
  Levar os alunos à pesquisas de campo sobre os problemas e dificuldades encontrados pelos funcionários e alunos da escola ao utilizarem os locais propostos;
  Evidenciar, também, através de pesquisas, os benefícios de se frequentar ambientes como biblioteca e quadra de esportes;
  Orientar a produção de um levantamento de problemas encontrados nos espaços;
  Incentivar a reflexão sobre como amenizar ou até mesmo sanar estes problemas;
  Produzir  de  forma  criativa,  coerente  e  com  linguagem  simples,  o  material  a  ser  fixado  nos  espaços  e/ou  entregue  aos colegas e comunidade;
  Lançar mão de recursos encontrados na internet, como desenhos, figuras, fragmentos de pensamentos e ideias a cerca do tema;
  Relatar as experiências e resultados em redes sociais e no blog da escola;
  Entender  a  importância  de  conhecer  o  espaço  onde  se  convive,  aprende,  comunica,  socializa  e  respeitá -lo  como  bem
coletivo e de grande importância.

O desenvolvimento do projeto consiste em três etapas : 

- Dividir os espaços internos da escola em:
  Salas de aula;
  Pátio;
  Banheiros: masculino e feminino;
  Cantina;
  Quadra de esportes;
  Biblioteca.

- Informar aos alunos de que eles irão criar campanhas educativas sobre a boa e correta utilização destes espaços;
- Orientá-los que o projeto será dividido em 3 partes:

1ª Parte: Pesquisa de Campo
Neste  momento,  os  alunos  irão  entrevistar  os  funcionários  responsáveis  por  cada  espaço  a  ser  trabalhado  bem  como  os próprios colegas usuários.
Ex: salas de aula : alunos e serviçais; biblioteca : bibliotecária (o)...
Na entrevista haverá uma sondagem dos problemas existentes e enfrentados pelos  profissionais e usuários. Os alunos irão fazer um levantamento dos mesmos através de listagens.Todo este levantamento será registrado em um relatório a ser entregue ao professor juntamente com as demais partes do projeto.

2ª Parte:Buscando Soluções
Tendo em mãos os problemas apontados, os alunos irão discutir entre si e criarem possíveis soluções para resolvê-los.Estas  soluções  serão  transformadas  em  campanhas  educativas  em  formato  de  cartazes,  bilhetes  e  panfletos  que  serão afixados e distribuídos nos locais condizentes.

3ª Parte: Hora da Ação
Os alunos produzirão materiais nos quais eles irão procurar conscientizar os colegas e usuários destes espaços a utilizarem de forma correta os mesmos. Também será enfocado o incentivo a frequentarem os espaços como quadra e biblioteca.Este material escrito será confeccionado manualmente e/ou impresso (a critério dos grupos).
Os resultados serão registrados futuramente no blog da escola.
Material
  Folhas de papel ofício;
  Cartazes;
  Canetas, canetões... (material para desenho em geral);
  Cola, tesoura;
  Sites da internet dos quais serão impressos desenhos e figuras relacionados com o tema.

No dia 04 de abril ( quinta-feira ) , os alunos apresentarão para a comunidade escolar os resultados finais dessa  pesquisa e todo o desenvolvimento do projeto . 
Em breve apresentaremos aqui alguns desses projetos desenvolvidos pelos alunos. 





domingo, 30 de março de 2014

Comunicação e linguagem


Nas primeiras aulas de Comunicação e Sociabilidade refletimos e debatamos o seguinte assunto : Linguagem e Comunicação 

1 -  O QUE É COMUNICAÇÃO?
A  comunicação  humana  envolve  a  troca  de  informações,  utilizando  sistemas  simbólicos como  ferramentas  para  esse fim.

2-  Características

A comunicação é uma via de mão dupla: ela vai e vem. A linguagem é dependente da interação social; ela é sistêmica,  significando que influi e é influenciada.  Uma  mesma  palavra  ou  expressão  pode  significar  muitas  coisas, dependendo do ambiente.

3- Os componentes da comunicação são:
•  emissor:  emite  uma  mensagem  para  um  receptor  ou destinatário;
• receptor:  é quem  recebe  a  mensagem.  Deve  receber  e compreender a ideia que se quer passar;
• mensagem:  é o  pensamento  ou  a  ideia  que  o  emissor pretende passar para o receptor;
•  código: é o conjunto de signos convencionais e sua sintaxe (por  exemplo,  a  língua)  utilizados  na  representação  da mensagem, que devem ser total ou parcialmente comuns  ao emissor e ao receptor;
•  meio  de  comunicação:  é  o  canal  pelo  qual  o  emissor transmite a sua mensagem ao receptor;
•  resposta (feedback);
•  ambiente em que o processo de comunicação se realiza.
Com relação ao ambiente, o processo de comunicação pode sofrer a interferência do ruído.
A  interpretação  e  a  compreensão  da  mensagem  estão diretamente ligadas ao repertório.

Decodificação é o processo pelo qual o receptor interpreta a mensagem e traduz em informações significativas. O processo acontece em duas etapas : o receptor primeiro deve receber a mensagem e em seguida interpretá-la. 

4-  Conceitos básicos
 Conceito etimológico
Comunicação  vem  do  latim communis,  comum,  dando  a ideia de comunidade.
A comunicação acontece quando duas pessoas são comuns, ou  seja,  conseguem  trocar,  enviar,  receber  e  entender  as mensagens utilizando códigos e signos similares.

Comunicar significa:
•  dar conhecimento sobre algo;
•  troca de informações;
•  tomar conhecimento;
•  participar;
•  transmitir.

 Conceito biológico
Nesse  conceito,  a  comunicação  é  relacionada  à  atividade sensorial e nervosa do ser humano.É pela linguagem que é expressado o que se passa em seu sistema nervoso.

  Conceito sociológico

O papel da comunicação é de transmissão de significados entre pessoas para a sua integração na organização social.O ser humano precisa ter constante relação com o mundo e, para isso, usa a comunicação na interação social.
Quanto  mais  complicada  se  torna  a  convivência  humana, mais se faz necessário o uso adequado e pleno das possibilidades de comunicação.

5-  O OBJETO DA COMUNICAÇÃO
Podemos afirmar que os meios de comunicação criaram uma nova realidade social de causas e efeitos no comportamento humano.
Explicando...
Quando  estudamos  o  rádio,  a  televisão,  o  computador, ou  qualquer  meio  de  comunicação  em  massa,  não  iremos estudar  o  objeto  em  si,  suas  tecnologias  e  seus  mecanismos; iremos estudar a nova realidade social criada por esse meio de
comunicação, seus reflexos e suas consequências no nosso dia a dia, na sociedade e nas diversas dimensões do real.

6-Tipos de comunicação
Segundo Pierre Levy, há três tipos de comunicação:

Comunicação um x um
Quando falamos pessoalmente com alguém ou estamos no  telefone, existe uma resposta imediata e direta; chamamos essa comunicação de um para um.Exemplos: cartas, telefone, diálogos presenciais.

 Comunicação  um  para  todos:  comunicação  de  massa
Apenas  recebemos  a  informação.  Não  existe  uma  troca,  a informação tem um único sentido, do emissor para o receptor.Exemplos: meios de comunicação de massa: TV, rádio, revistas, jornais e Internet.

Comunicação  pessoal  =  comunicador  (emissor)  tem  imediato e contínuo feedback do receptor. Mão dupla.

Meios  de  comunicação  de  massa  =  um  só  sentido.
Mesmo tendo feedback de índices de audiência, cartas dos leitores e outros. Mão única.

 Comunicação todos para todos
Nessa, há uma rede e todos trocam informações com todo mundo; é um meio híbrido.
Exemplo:  Internet.  Visa  alcançar  a  democratização  da informação.

Comunicação de massa
É  um  sistema  produtivo  que  visa  gerar  e  consumir  ideias para diversos públicos.
As pessoas aceitam as mensagens sem um pré-julgamento; é utilizada para o consumo.
A comunicação de massa não existe em via de mão dupla, ou  seja,  as  pessoas  apenas  recebem  as  informações,  não  há troca. Palavras-chave:manipulação; indústria cultural.

Comunicação e socialização
O homem é um ser social por sua própria natureza, e a complexa questão da personalidade humana está, toda ela, na dependência da boa ou má capacidade
da comunicação individual.

É por meio da comunicação que os padrões de vida e a  cultura são transmitidos para o ser humano; é por meio dela que aprendemos a ser “membros” da sociedade, da família,
do trabalho ou de um grupo de amigos.É por meio da sociedade que adotamos nossa cultura, isto é, os modos de pensamento e de ação, nossas crenças e nossos valores, nossos hábitos e tabus.

Falhas na comunicação
O pior de tudo é que as pessoas utilizam as palavras quase sempre de forma enganadora, e se você não estudar o que existe por trás dela, seus diversos significados e contextos,
não vai entender nem expressar nada.Nós somos aquilo que o ambiente nos forçou a ser, e como os ambientes são múltiplos, cada um fala a sua língua, como na Torre de Babel, mencionada na Bíblia e hoje considerada fato histórico.

Linguagem : verbal e não -verbal


No cotidiano, sem percebermos usamos freqüentemente a linguagem verbal, quando por algum motivo em especial não a utilizamos, então poderemos usar a linguagem não verbal.


Linguagem verbal é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.

Linguagem não-verbal é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. A linguagem não-verbal pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro balança a cauda quer dizer que está feliz ou coloca a cauda entre as pernas medo, tristeza.
Dentro do contexto temos a simbologia que é uma forma de comunicação não-verbal.
Exemplos: sinalização de trânsito, semáforo, logotipos, bandeiras, uso de cores para chamar a atenção ou exprimir uma mensagem.
É muito interessante observar que para manter uma comunicação não é preciso usar a fala e sim utilizar uma linguagem, seja, verbal ou não-verbal.
Linguagem mista é o uso simultâneo da linguagem verbal e da linguagem não-verbal, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo.

A pintura de Tarsila de Amaral é um exemplo de linguagem não-verbal dentro da pintura. Para cada pessoa será uma mensagem.
Soneto de Fidelidade
"De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
(Até um dia meu anjo)"

O Soneto de Fidelidade de Vinícius de Morais corresponde a um belo exemplo de linguagem verbal, através de palavras.

Criação e expressão Haikai

PALAVRA/IMAGEM
No mundo contemporâneo, em que as mídias eletrônicas trazem a associação de palavras escritas, imagens (estáticas ou animadas) e sons, a palavra-imagem, pela sua possibilidade de leitura rápida, economiza na forma sem poupar no conteúdo. Um bom exemplo disso temos nos haikais.
O que são haikais“Haikai (俳句 Haiku ou Haicai?) é uma  forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. Os  poemas têm três linhas, contendo na primeira e na última cinco caracteres japoneses (totalizando sempre cinco sílabas), e sete caracteres na segunda linha (sete sílabas).
Em português é escrito haicai. ”  (http://pt.wikipedia.org/wiki/Haikai )“É uma forma extremamente concisa .  de poesia que "gira" em torno de uma série bem definida de regras, mas nem sempre  obedece sua forma original, podendo ser adaptada para diversas circunstâncias. Assim, existem poemas baseados em apenas algumas  das características do Haikai.Para essa forma poética, “Mais que inspiração, é preciso meditação, esforço e principalmente percepção para a composição de um verdadeiro Haikai.” 

Aprecie alguns exemplos :

Viva o Brasil
Onde o ano inteiro
É primeiro de abril

Esnobar
É exigir café fervendo
E deixar esfriar.
(Millôr Fernandes)

A vocês, eu deixo o sono.
O sonho, não!
Este eu mesmo carrego!

(Paulo Leminski)

Segue abaixo a atividade que os alunos realizaram 

Palavra/Imagem   -   Atividades de criação e expressão – Haikai
  Com o tema comunicação, crie palavras/imagens (4 composições), inspiradas no formato haikai. Você pode se valer das palavras abaixo e suas variações. Lembre-se: a criação inspirada nos haikais explora a economia de palavras, mas não de sentidos...
  Em seguida, elas serão lidas para a turma (um colega voluntário lê a criação do outro, conferindo à leitura à entonação que o texto lhe inspirar...) :
Falar    dizer    contar    ouvir     escutar   observar       perceber
entender   compreender    concordar          discordar  conhecer  saber