Iniciar os projetos de Identificação de
territórios a partir do próprio ambiente
escolar;
Levar os alunos à pesquisas de campo sobre os
problemas e dificuldades encontrados pelos funcionários e alunos da escola ao
utilizarem os locais propostos;
Evidenciar, também, através de pesquisas, os
benefícios de se frequentar ambientes como biblioteca e quadra de esportes;
Orientar a produção de um levantamento de
problemas encontrados nos espaços;
Incentivar a reflexão sobre como amenizar ou
até mesmo sanar estes problemas;
Produzir
de forma criativa,
coerente e com
linguagem simples, o
material a ser
fixado nos espaços
e/ou entregue aos colegas e comunidade;
Lançar mão de recursos encontrados na
internet, como desenhos, figuras, fragmentos de pensamentos e ideias a cerca do
tema;
Relatar as experiências e resultados em redes
sociais e no blog da escola;
Entender
a importância de
conhecer o espaço
onde se convive,
aprende, comunica, socializa
e respeitá -lo como
bem
coletivo
e de grande importância.
O desenvolvimento do projeto consiste em três etapas :
-
Dividir os espaços internos da escola em:
Salas de aula;
Pátio;
Banheiros: masculino e feminino;
Cantina;
Quadra de esportes;
Biblioteca.
-
Informar aos alunos de que eles irão criar campanhas educativas sobre a boa e
correta utilização destes espaços;
-
Orientá-los que o projeto será dividido em 3 partes:
1ª Parte: Pesquisa de
Campo
Neste momento,
os alunos irão
entrevistar os funcionários
responsáveis por cada
espaço a ser
trabalhado bem como
os próprios colegas usuários.
Ex:
salas de aula : alunos e serviçais; biblioteca : bibliotecária (o)...
Na
entrevista haverá uma sondagem dos problemas existentes e enfrentados
pelos profissionais e usuários. Os
alunos irão fazer um levantamento dos mesmos através de listagens.Todo este
levantamento será registrado em um relatório a ser entregue ao professor juntamente
com as demais partes do projeto.
2ª Parte:Buscando
Soluções
Tendo
em mãos os problemas apontados, os alunos irão discutir entre si e criarem
possíveis soluções para resolvê-los.Estas
soluções serão transformadas
em campanhas educativas
em formato de
cartazes, bilhetes e
panfletos que serão afixados e distribuídos nos locais
condizentes.
3ª Parte: Hora da Ação
Os
alunos produzirão materiais nos quais eles irão procurar conscientizar os
colegas e usuários destes espaços a utilizarem de forma correta os mesmos.
Também será enfocado o incentivo a frequentarem os espaços como quadra e
biblioteca.Este material escrito será confeccionado manualmente e/ou impresso
(a critério dos grupos).
Os
resultados serão registrados futuramente no blog da escola.
Material
Folhas de papel ofício;
Cartazes;
Canetas, canetões... (material para desenho
em geral);
Cola, tesoura;
Sites da internet dos quais serão impressos
desenhos e figuras relacionados com o tema.
No dia 04 de abril ( quinta-feira ) , os alunos apresentarão para a comunidade escolar os resultados finais dessa pesquisa e todo o desenvolvimento do projeto .
Em breve apresentaremos aqui alguns desses projetos desenvolvidos pelos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caros internautas , estamos divulgando o desenvolvimento do curso " Comunicação Aplicada " do Reinventando o Ensino Médio da SEE/MG. Espero que a troca de experiências seja útil . Fiquem à vontade para comentar !