terça-feira, 1 de abril de 2014

Os alunos do Curso Comunicação Aplicada das turmas 1º A, B e C estão realizando , sob orientações da professora de Comunicação Aplicada ,  Nádia França Teixeira ,  um projeto de identificação de territórios que tem como objetivos gerais :

  Iniciar os projetos de Identificação de territórios a partir do próprio ambiente  escolar;
  Levar os alunos à pesquisas de campo sobre os problemas e dificuldades encontrados pelos funcionários e alunos da escola ao utilizarem os locais propostos;
  Evidenciar, também, através de pesquisas, os benefícios de se frequentar ambientes como biblioteca e quadra de esportes;
  Orientar a produção de um levantamento de problemas encontrados nos espaços;
  Incentivar a reflexão sobre como amenizar ou até mesmo sanar estes problemas;
  Produzir  de  forma  criativa,  coerente  e  com  linguagem  simples,  o  material  a  ser  fixado  nos  espaços  e/ou  entregue  aos colegas e comunidade;
  Lançar mão de recursos encontrados na internet, como desenhos, figuras, fragmentos de pensamentos e ideias a cerca do tema;
  Relatar as experiências e resultados em redes sociais e no blog da escola;
  Entender  a  importância  de  conhecer  o  espaço  onde  se  convive,  aprende,  comunica,  socializa  e  respeitá -lo  como  bem
coletivo e de grande importância.

O desenvolvimento do projeto consiste em três etapas : 

- Dividir os espaços internos da escola em:
  Salas de aula;
  Pátio;
  Banheiros: masculino e feminino;
  Cantina;
  Quadra de esportes;
  Biblioteca.

- Informar aos alunos de que eles irão criar campanhas educativas sobre a boa e correta utilização destes espaços;
- Orientá-los que o projeto será dividido em 3 partes:

1ª Parte: Pesquisa de Campo
Neste  momento,  os  alunos  irão  entrevistar  os  funcionários  responsáveis  por  cada  espaço  a  ser  trabalhado  bem  como  os próprios colegas usuários.
Ex: salas de aula : alunos e serviçais; biblioteca : bibliotecária (o)...
Na entrevista haverá uma sondagem dos problemas existentes e enfrentados pelos  profissionais e usuários. Os alunos irão fazer um levantamento dos mesmos através de listagens.Todo este levantamento será registrado em um relatório a ser entregue ao professor juntamente com as demais partes do projeto.

2ª Parte:Buscando Soluções
Tendo em mãos os problemas apontados, os alunos irão discutir entre si e criarem possíveis soluções para resolvê-los.Estas  soluções  serão  transformadas  em  campanhas  educativas  em  formato  de  cartazes,  bilhetes  e  panfletos  que  serão afixados e distribuídos nos locais condizentes.

3ª Parte: Hora da Ação
Os alunos produzirão materiais nos quais eles irão procurar conscientizar os colegas e usuários destes espaços a utilizarem de forma correta os mesmos. Também será enfocado o incentivo a frequentarem os espaços como quadra e biblioteca.Este material escrito será confeccionado manualmente e/ou impresso (a critério dos grupos).
Os resultados serão registrados futuramente no blog da escola.
Material
  Folhas de papel ofício;
  Cartazes;
  Canetas, canetões... (material para desenho em geral);
  Cola, tesoura;
  Sites da internet dos quais serão impressos desenhos e figuras relacionados com o tema.

No dia 04 de abril ( quinta-feira ) , os alunos apresentarão para a comunidade escolar os resultados finais dessa  pesquisa e todo o desenvolvimento do projeto . 
Em breve apresentaremos aqui alguns desses projetos desenvolvidos pelos alunos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros internautas , estamos divulgando o desenvolvimento do curso " Comunicação Aplicada " do Reinventando o Ensino Médio da SEE/MG. Espero que a troca de experiências seja útil . Fiquem à vontade para comentar !